Dados Históricos

Margem é a palavra árabe Marge que tem o mesmo significado em português – margem de um ribeiro ou lugar abundante de ervas, fresco e ameno.
Em tempos imemoriais da idade média existia no termo de Ponte de Sôr, entre os lugares da ribeira de S. Bartolomeu e Vale de Gaviões, estendendo-se até aos limites do concelho de Gavião, um outro concelho – o de Margem e Longomel, no chamado Vale da Igreja.

Longomel recebeu foral, que abrangia a freguesia de Margem (do concelho de Gavião), em Lisboa, a 1 de Julho de 1518, durante o reinado de D. Manuel I.

Da associação entre si destes dois lugares derivou a criação do julgado de Margem e Longomel, designação que acabou por substituir a tradicional de concelho.
Entre 1895 e 1898, durante a supressão do concelho de Gavião, pertencia ao concelho de Ponte de Sôr.
Segundo consta foi nesta freguesia que pela primeira vez se cultivou arroz em Portugal.