Associação do Vale da Madeira inaugura sede

Foi a prenda das bodas de prata, por isso no sábado a Grupo Desportivo do Vale de Madeira e do Vale do Gato inaugurou a sua sede, passando a dispor de instalações para o convívio dos seus associados e para a população em geral, o que se reveste de grande benefício para as duas aldeias da freguesia de Margem.

A casa nova foi pequena para receber quantos quiseram marcar presença neste dia tão importante e que culmina 25 anos de esforços.O presidente da colectividade, Manuel Barata, historiou todo o percurso, tendo sido cumprido um minuto de silêncio em memória dos fundadores já falecidos, sublinhado por uma sentida salva de palmas.
Manuel Barata lembrou a primeira dificuldade em comprar um terreno ate que «comprámos esta casa velha por 750 contos» (3.750 euros), Depois e para candidatar o projecto a fundos comunitários «não podíamos fazer obras» e avançou-se com o projecto feito pelo conterrâneo engenheiro Francisco e o responsável técnico da Câmara, o eng.º Firmino. No entanto «não conseguimos em 2008» a aprovação de fundos para o projecto mas mais tarde «foram aprovados 70 mil euros para o investimento de 100 mil» mas no entanto o dinheiro nunca chegou. Em 2001 «falámos com o senhor Labronso» que iniciou a obra com o dinheiro que a associação tinha mas «ficou inacabada» e «em 2013 o presidente Jorge Martins decidiu atribuir um apoio de 49.200 para a conclusão da obra», deliberação a que «o novo presidente, José Pio, deu continuidade, por isso aqui temos hoje a nossa sede com a ajuda dos presidentes Jorge Martins e José Pio e dos respectivos executivos, e do eng.º Firmino que ajudou nas obras», tendo Manuel Barata agradecido ainda ao presidente da Junta e aos engenheiros que sempre assinaram os projectos, lembrando que nesta conclusão das obras foram investidos mais 35 mil euros que era o montante que a associação tinha em resultado do proveito de festas.
O presidente da Assembleia Municipal e ex-presidente da Câmara, convidado a falar realçou que esta associação «tem uma história comum às várias instituições» e «o segredo está em motivar as pessoas», Para esta obra «a Câmara ajudou a ir buscar dinheiro mas não foi possível e percebeu-se que tinha acabado o apoio às pequenas instituições e às pequenas terras», por isso e «estando a Câmara em boas condições financeiras decidiu-se apoiar a obra indo ao encontro das necessidades e anseios das pessoas».
O presidente da Câmara, José Pio, explicou que «tínhamos a obrigação de dar continuidade ao trabalho que estava iniciado» mas «as pessoas de Vale da Madeira e de Vale do Gato foram fundamentais», por isso «é um prazer ver esta sede» que «está espectacular», deixando ainda a mensagem, relativamente à necessidade um tecto falso que «mais uma vez a Câmara cá estará para ajudar e colaborar».

Fonte: www.jornalaltoalentejo.com